18. A Wilson Sons está listada na bolsa de valores de São Paulo (B3)?

A Wilson Sons Limited é uma empresa incorporada nas Bermudas emissora de Certificados de Depósito de Ações Ordinárias (“BDRs”) negociados na Bolsa de Valores de São Paulo (código na B3: WSON33).

Os Brazilian Depositary Receipts, também conhecidos como CDVM (Certificado de Depósito de Valores Mobiliários), são valores mobiliários emitidos no Brasil que representam outro valor mobiliário emitido por companhias abertas com sede no exterior. Na prática, os BDRs refletem a variação de preço das ações estrangeiras às quais estão atreladas, só que aqui no Brasil e em reais.

E, a partir de uma nova norma da CVM publicada recentemente e uma nova deliberação da B3, a Bolsa oficial do Brasil, esse tipo de investimento está liberado para qualquer investidor na Bolsa, o que torna as grandes empresas do mercado internacional mais acessíveis ao público em geral.

Anteriormente, os BDRs estavam restritos apenas a investidores qualificados, aqueles que possuem mais de 1 milhão de reais investidos.

Vantagens de se investir em BDRs
O mercado de ações brasileiras, embora seja bem desenvolvido, é muito pequeno se comparado a outros mercados. Portanto, ao flexibilizar as regras dos BDRs, a CVM permitirá ao investidor diversificar a sua carteira em empresas de alcance global e em setores que não existem no Brasil ou são extremamente limitados.

Investir em BDRs significa diversificar a carteira, ter exposição ao mercado global de ações sem sair do Brasil, e obter posicionamento diferenciado ao que seria possível apenas com ações brasileiras, tudo isso estando comprado em dólar, que é a moeda padrão de troca e de reserva de valor no mundo. Além de investir em outros países como uma maneira de diluir os riscos e relacionar parte do seu capital a economias mais fortes.

Não, 100% das atividades dos Estaleiros são de propriedade da Wilson Sons.

O Grupo Ultratug é uma subsidiária do Grupo Ultramar, sua holding controladora, baseada no Chile e composta pelas divisões a seguir (maiores informações em www.ultramar.cl):

A experiência e expertise da Ultratug na operação de embarcações de apoio offshore como AHTS e Tug Supply vessels atrelados ao conhecimento da indústria nacional por parte da Wilson Sons tornou a joint venture uma forte operadora num mercado onde o porte é um diferencial, preparando-nos para aproveitar as futuras oportunidades de consolidação da indústria.

  • Ultratug: Offshore e Rebocagem
  • Ultragas: Navegação
  • Ultramar: Agência Marítima e Operação Portuária
  • Ultraterra: Logística

Criado pela lei 3.381/58, o Fundo da Marinha Mercante (FMM) é destinado a prover recursos para a renovação, ampliação e recuperação da frota mercante brasileira, e para o desenvolvimento da indústria de construção naval no país. Os recursos do FMM são provenientes das taxas de despacho aduaneiro, das dotações orçamentárias que lhe forem atribuídas no Orçamento Geral da União e aos juros, comissões e outras receitas resultantes da aplicação dos recursos do próprio fundo.

  • Assistência a Salvatagem
  • Apoio às operações Offshore
  • Reboque oceânico
  • Suporte a construção de plataformas FPSO
  • Suporte a terminais de GNL

Localizado no Porto de Santos (São Paulo), nossos estaleiros foram projetados para a construção, manutenção e reparo de embarcações de pequeno e médio porte, utilizadas principalmente para apoio marítimo e portuário. Amplamente reconhecido por sua capacidade de oferecer e entregar projetos customizados dentro do prazo, nosso complexo de estaleiros de 39.000 m² possui uma capacidade anual de processamento de aço de 10.000 toneladas.

Com mais de 135 embarcações entregues nos últimos 30 anos (10 navios-balizadores e várias lanchas de alumínio para a Marinha Brasileira), nosso portfólio de construções contempla rebocadores, embarcações de apoio a plataformas (“platform supply vessels” ou PSVs), embarcações de apoio à recuperação de derramamentos de óleo (“oil spill response vessels” ou OSRVs), embarcações de apoio a veículos de operação remota (“remotely operated vehicle supply vessels” ROVSVs), lanchas balizadoras, navios patrulha, entre outras.

Rebocadores são embarcações projetadas para empurrar, puxar e rebocar qualquer outro tipo de embarcação (de barcaças a navios de contêiner) em manobras complexas, como atracação e desatracação. Os rebocadores geralmente são embarcações de pequeno porte, com propulsão potente e manobrabilidade excepcional.

As embarcações de apoio offshore são projetados para serviços de suporte a instalações offshore (sondas ou plataformas), como no transporte de materiais, resíduos e equipamentos. Exemplos de tipos de OSVs são PSVs (Platform Supply Vessels), TSs (Tug Supply Vessels), AHTSs (Anchor Handling Tug Supply Vessels), OSRVs (Oil Spill Recovery Vessels), entre outros.