3. Qual são as principais características dos terminais de contêineres da Wilson Sons?

Rio Grande: localizado a 320 km da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul (RS), o Tecon Rio Grande foi o primeiro terminal de contêineres privatizado do Brasil, através de uma licitação pública em 1997. Atendendo as principais linhas marítimas que conectam o Brasil a importantes mercados internacionais, o terminal possui 735.000 m² de área total, 900 m de cais linear (com três berços), e calado de 12,8 m (42 pés), 2.352 tomadas para contêineres refrigerados, 18.000 m² de armazém, e 1,4 milhões de TEU de capacidade anual de movimentação. Os equipamentos são de última geração, incluindo nove guindastes de cais STS (Ship-to-Shore), 22 guindastes de pátio RTG (Rubber-Tyred Gantry), bem como o sistema operacional Navis N4, líder global em gestão de terminais portuários.
Em setembro de 2016, a Companhia iniciou a operação do Contesc, terminal de navegação interior localizado no Polo Petroquímico de Triunfo (RS). Atualmente, o Contesc possui quatro escalas semanais, conectando o norte do estado diretamente ao Porto do Rio Grande.

Salvador: localizado a 50 km do Pólo Petroquímico de Camaçari, com acesso exclusivo à BR-324, principal rodovia federal que liga Salvador aos demais estados brasileiros. Atendendo as principais linhas marítimas que conectam o Brasil a importantes mercados internacionais, o terminal possui 118.000 m² de área total, um cais principal de 377 metros de comprimento e 15 metros (49 pés) de calado, outro cais secundário de 240 metros de comprimento e 12 metros (39 pés) de calado, 684 tomadas para contêineres refrigerados, 4.000 m² de armazém, e 435.000 de TEU de capacidade anual de movimentação. Os equipamentos são de última geração, incluindo seis guindastes de cais STS (Ship-to-Shore), 11 guindastes de pátio RTG (Rubber-Tyred Gantry), bem como o sistema operacional Navis N4, líder global em gestão de terminais portuários.
Em outubro de 2018, o Tecon Salvador iniciou a ampliação do cais principal de 377 metros para 800 metros, permitindo a atracação simultânea de dois navios super-post-Panamax. Em dezembro de 2018, a Companhia assinou um contrato de financiamento de US$67,9 milhões, denominado em reais, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (“BNDES”), para a primeira fase da expansão. Esse investimento reflete o compromisso da Companhia com a melhoria contínua da produtividade e eficiência operacional.