2. Os terminais de contêiner da Companhia já assinaram a renovação antecipada dos contratos de arrendamento? Qual é o ano final do 2º período de cada contrato?

  • Tecon Rio Grande: O contrato de arrendamento do Tecon Rio Grande S.A. foi assinado com a Superintendência do Porto de Rio Grande (“SUPRG”) em 3 de fevereiro de 1997, por um período de 25 anos (até 2022), prorrogável por mais 25 anos (até 2047). Tendo em vista a realização de investimentos extraordinários no terminal, além da antecipação de metas, compromissos contratuais e obras previstas, foi concedido o direito de renovação do arrendamento ao Tecon Rio Grande, conforme previsto no Primeiro Aditivo ao Contrato de Arrendamento assinado em 7 de março de 2006. A extensão do contrato está assegurada, desde que a União renove a delegação do Porto de Rio Grande à SUPRG, mantendo assim a gestão na esfera estadual.

 

  • Tecon Salvador: O contrato de arrendamento do Tecon Salvador S.A. foi assinado com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (“CODEBA”) em 14 de março de 2000, por um período de 25 anos prorrogável por mais 25 anos. Em 16 de novembro de 2016, o Tecon Salvador celebrou o Segundo Termo Aditivo ao Contrato de Arrendamento, prorrogando o prazo do contrato por mais 25 anos, até março de 2050, e estabelecendo o compromisso da Companhia com a realização de investimentos de expansão e manutenção até o final do contrato de arrendamento.

Em abril de 2020, concluímos as obras civis de extensão do cais principal para 800 metros de comprimento, permitindo a atracação simultânea de dois navios super-post-Panamax, e facilitando o acesso ao porto e à maior economia do nordeste do Brasil. Em maio de 2020, recebemos três guindastes de cais do tipo STS, e três guindastes de pátio do tipo RTG, conforme previsto no projeto da expansão, além de dois RTGs para a substituição de equipamentos mais antigos. A operação do novo berço está prevista para iniciar no segundo semestre de 2020, após o comissionamento dos novos STSs.

Imagem ilustrativa do Tecon Salvador após a conclusão do 1º estágio da expansão:

 

Imagem ilustrativa do Tecon Salvador após a conclusão do 2º estágio da expansão, com o compromisso de concluir
até 2034: