18. A Wilson Sons está listada na bolsa de valores de São Paulo (B3)?

A Wilson Sons Limited é uma empresa incorporada nas Bermudas emissora de Certificados de Depósito de Ações Ordinárias (“BDRs”) negociados na Bolsa de Valores de São Paulo (código na B3: WSON33).

Os Brazilian Depositary Receipts, também conhecidos como CDVM (Certificado de Depósito de Valores Mobiliários), são valores mobiliários emitidos no Brasil que representam outro valor mobiliário emitido por companhias abertas com sede no exterior. Na prática, os BDRs refletem a variação de preço das ações estrangeiras às quais estão atreladas, só que aqui no Brasil e em reais.

E, a partir de uma nova norma da CVM publicada recentemente e uma nova deliberação da B3, a Bolsa oficial do Brasil, esse tipo de investimento está liberado para qualquer investidor na Bolsa, o que torna as grandes empresas do mercado internacional mais acessíveis ao público em geral.

Anteriormente, os BDRs estavam restritos apenas a investidores qualificados, aqueles que possuem mais de 1 milhão de reais investidos.

Vantagens de se investir em BDRs
O mercado de ações brasileiras, embora seja bem desenvolvido, é muito pequeno se comparado a outros mercados. Portanto, ao flexibilizar as regras dos BDRs, a CVM permitirá ao investidor diversificar a sua carteira em empresas de alcance global e em setores que não existem no Brasil ou são extremamente limitados.

Investir em BDRs significa diversificar a carteira, ter exposição ao mercado global de ações sem sair do Brasil, e obter posicionamento diferenciado ao que seria possível apenas com ações brasileiras, tudo isso estando comprado em dólar, que é a moeda padrão de troca e de reserva de valor no mundo. Além de investir em outros países como uma maneira de diluir os riscos e relacionar parte do seu capital a economias mais fortes.