Estratégia e Vantagens Competitivas

Estratégia

A estratégia da Wilson Sons é crescer com base nas nossas competências e ativos existentes, fortalecendo negócios atuais e buscando novas oportunidades, com foco no Brasil e na América Latina. Continuamos consolidando nossa posição em todos os segmentos em que atuamos, maximizando economias de escala e eficiência, qualidade e a variedade de serviços que oferecemos aos clientes.

Nossa estratégia inclui:

  • Preencher a capacidade dos nossos terminais de contêineres. A fim de atender à crescente demanda do comércio nacional e internacional, expandimos os dois terminais de contêineres desde o início das concessões. Ao maximizar a utilização da capacidade instalada, podemos continuar aumentando nossa produtividade e nível de serviço prestado aos nossos clientes com economias de escala. Vamos diligentemente prosseguir neste objetivo. A renovação antecipada do terminal de Salvador até 2050 inclui investimentos para extensão do cais e equipamentos a serem instalados nos próximos anos, aumentando ainda mais a produtividade do terminal. Ainda, vamos avaliar novas concessões e o desenvolvimento de novos terminais, considerando sua capacidade de fornecer um forte retorno sobre o capital investido.
  • Maximizar a utilização de capacidade dos nossos terminais de apoio de petróleo e gás (Brasco). Nossas bases em Niterói e no Rio possuem uma capacidade total de oito berços para fornecer apoio logístico às embarcações offshore. Com excelente acesso às bacias petrolíferas de Campos e Santos, e próxima à região do pré-sal, a Brasco está estrategicamente posicionada como uma das maiores operadoras de terminais de apoio offshore do Brasil. Monitoramos continuamente as atividades de exploração e produção offshore na costa brasileira para atender a demanda por esses serviços.
  • Reforçar nossa posição de liderança em serviços de rebocagem no Brasil. Continuaremos modernizando e expandindo nossa frota de rebocadores, a fim de prestar consistentemente serviços de alta qualidade aos nossos clientes e consolidar nossa posição de liderança no mercado brasileiro de rebocagem. Pretendemos também contribuir para viabilizar a expansão das atividades nos portos brasileiros, oferecendo embarcações de última geração adequadas para a operação de novas classes de navios, bem como para a indústria de óleo e gás. Analisamos regularmente a distribuição de nossa frota para otimizar a eficiência e buscar novos nichos do mercado em que possamos fornecer serviços adicionais ou aumentar nossa presença geográfica para novos portos do Brasil.
  • Maximizar o potencial de nossos estaleiros através de um mix de serviços de construção, reparo, manutenção, conversão e docagem de embarcações próprias e de terceiros, para atender à demanda de armadores locais e internacionais que operam no Brasil.
  • Solidificar os serviços das nossas embarcações de apoio offshore para plataformas de petróleo e gás. Utilizando nosso conhecimento e experiência, pretendemos continuar consolidando nossas atividades mantendo nossa posição entre os principais fornecedores de serviços para a indústria de petróleo e gás no Brasil.
  • Explorar novas oportunidades e estratégias para proporcionar o melhor e mais completo conjunto de serviços aos nossos clientes. Buscamos sempre fornecer serviços inovadores aos nossos clientes, bem como antecipar suas necessidades. Através de uma sólida abrangência nacional, continuaremos com nossa estratégia de atuação para oferecer soluções completas de apoio logístico às atividades de comércio doméstico e internacional, bem como à indústria de óleo e gás. Buscamos também tornar nossos serviços mais eficientes e econômicos, a fim de manter nossa forte base de clientes e reforçar nosso relacionamento.
  • Aumentar as economias de escala e produtividade, sinergias e redução de custos em todos os nossos segmentos. Buscamos continuamente otimizar nossas operações, a produtividade e reduzir os custos através de sinergias e troca de conhecimento entre os nossos negócios e áreas administrativas. Continuaremos focados na integração de atividades similares, especialmente em nossas filiais, buscando atingir economias de escala e reduzir custos sempre que possível. Desenvolvemos continuamente novas estratégias para melhorar nossas operações, além de explorar novas alternativas de negócios.
  • Saúde, Meio Ambiente e Segurança (“SMS”) são parte de nossa estratégia global de negócios éticos e sustentáveis. Continuamos promovendo as melhores práticas de SMS em todo o Grupo, para alcançar e manter a excelência nestas áreas.

Vantagens Competitivas

A Wilson Sons consolidou diferenciais que a evidenciam no mercado e fortalecem seus negócios. Esses diferenciais colaboram para a criação de valor da Companhia.

Localização Estratégica dos Ativos

A Companhia está presente nos principais portos da costa brasileira, com a maior frota de rebocadores do país. Seus terminais de contêineres estão localizados em estados de grande relevância econômica – Rio Grande do Sul e Bahia. Seus estaleiros no Porto de Santos (SP) e bases de apoio em Niterói e no Rio de Janeiro estão estrategicamente posicionados para apoiar as embarcações que atendem a indústria de óleo e gás. A Wilson Sons também se diferencia pela abrangência dos serviços de agenciamento marítimo, oferecidos nos mais importantes portos do país, com representantes internacionais na Europa e escritório próprio na China.

Portfólio de Serviços

A diversificada gama de serviços da Companhia fortalece sua posição como uma das maiores operadoras integradas de serviços portuários, marítimos e logísticos do Brasil. O portfólio inclui soluções especializadas nas áreas de terminais portuários, rebocagem, logística, agenciamento marítimo, embarcações de apoio à indústria de óleo e gás, e construção naval.

Sinergia dos Negócios

A complementaridade entre as unidades de negócio da Wilson Sons é uma estratégia chave para o crescimento sustentável. Acima de 100 clientes contratam serviços com pelo menos três negócios, representando 60% da receita líquida da Companhia.

Compromisso com Ética, Governança e SMS

Expresso entre os valores da Companhia, esse compromisso faz parte do dia a dia das operações e resulta em ações práticas.

Força da Marca

A sólida imagem que a Wilson Sons desfruta no mercado contribui para o relacionamento próximo e duradouro com clientes e outros parceiros. Nossos stakeholders reconhecem e confiam no know-how que a Companhia conquistou ao longo de seus mais de 180 anos oferecendo serviços de alta qualidade aos clientes mais exigentes.

Capital Humano e Intelectual

A equipe é comprometida com a qualidade de entrega dos serviços e está alinhada com os valores e princípios que norteiam a visão de futuro da Wilson Sons. O potencial pessoal e profissional de cada colaborador é maximizado através de um processo holístico de gestão de pessoas, que inclui treinamentos e ações para a troca contínua de experiências, com o objetivo de manter o capital intelectual em permanente evolução.

Pioneirismo

A Companhia foi a primeira do ramo no Brasil a utilizar motores de propulsão azimutal em seus rebocadores, a vencer uma licitação pública para operação de um terminal de contêineres privado no país, e a receber certificação de qualidade no ramo de construção naval. O Grupo tem inovado com produtores locais, de modo a aumentar o conteúdo regional das embarcações que constrói. Em reconhecimento, no ano de 2013 ganhou o prêmio da Syndarma de melhor estaleiro no que se refere à utilização de conteúdo local.