Diretoria e Conselho

Conselho de Administração da Wilson Sons tem poderes para administrar seu negócio e, dessa forma, é o órgão responsável pela tomada de decisões, pela formulação das diretrizes gerais e linha de ação dos seus negócios, inclusive as orientações de investimentos de longo prazo.

Na administração do negócio da Companhia, o Conselho de Administração poderá exercer todos os poderes e prerrogativas que não estejam, por lei ou pelo Estatuto Social da Wilson Sons, reservados aos acionistas da Companhia reunidos em Assembléia Geral. Atualmente, o Conselho de Administração da Wilson Sons é seu único órgão deliberativo, mas poderá deliberar a criação de um Comitê Executivo,ficando responsável pela nomeação e supervisão dos membros desse Comitê.

O Estatuto Social da Wilson Sons prevê que o Conselho de Administração será composto por no mínimo cinco membros conforme a decisão de seus acionistas. Conforme seu Estatuto Social, no mínimo 20% dos membros de seu Conselho de Administração têm que ser conselheiros independentes. Caso a aplicação dessa percentagem não resulte em um número inteiro de conselheiros, este número deverá ser arredondado como segue: (i) ao próximo número inteiro imediatamente superior, se for igual ou maior que 0,5; e (ii) ao próximo número inteiro imediatamente inferior, se for menor que 0,5.

Membros do Conselho Cargo Eleição Término Mandato
José Francisco Gouvêa Viera Presidente 27/04/2017 AGO de 2019
William Henry Salomon Vice-presidente 27/04/2017 AGO de 2019
Cezar Baião Conselheiro 27/04/2017 AGO de 2019
Claudio Marote Conselheiro 27/04/2017 AGO de 2019
Andrés Rozental Conselheiro 27/04/2017 AGO de 2019
Cláudio Frischtak Conselheiro independente 27/04/2017 AGO de 2019

José Francisco Gouvêa Vieira
O Sr. Gouvêa Vieira graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1972. Possui diploma de Master of Laws (LL.M) pela Columbia University, Nova Iorque (1978). Sócio do Gouvêa Vieira Advogados desde 1971. Atua na Companhia desde 1991, ocupando a posição de Presidente do Conselho de Administração (2011) e também dos Conselhos da Wilson Sons de Administração e Comércio (1992), da Ocean Wilsons Holdings Limited (1997) e da Ocean Wilsons (Investments) Limited (1997). É membro de Conselhos de Administração de diversas empresas, tais como Banco PSA Finance Brasil S.A. (1999), PSA Finance S.A. Arrendamento Mercantil (1999), Concremat - Engenharia e Tecnologia S.A (2008) e Cetip Educacional (2008). Integra o Comitê de Governança Corporativa da Câmara Americana de Comércio - São Paulo (2005). Cônsul Honorário no Rio de Janeiro do Reino de Marrocos (2007).

William Henry Salomon
O Sr. Salomon graduou-se em Direito pela Magdelene College, em Cambridge, Inglaterra, onde obteve também o título de pós-graduação em Direito e posteriormente qualificou-se na English Bar. Atuou como Diretor Administrativo do Finsbury Asset Management e Presidente do Rea Brothers. Quando a Companhia Close Brothers adquiriu o Grupo Rea Brothers, assumiu a posição de vice-presidente da divisão de investimentos. Em 1999, participou da constituição da Hansa Capital, da qual é sócio sênior. É membro do Conselho de Administração de diversas companhias do Reino Unido, listadas em bolsa, bem como ocupa o cargo de diretor da Hansa Trust e Hanseatic Asset Management LBG. Preside o Conselho de Administração da New India Investment Trust e. Também é vice-presidente da Ocean Wilsons Holdings Limited (OWH), empresa que detém o controle da Wilson Sons.

Cezar Baião
O Sr. Cezar Baião graduou-se em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Ingressou no grupo Wilson Sons em 1994 como CFO e atualmente é o CEO das operações no Brasil. Entre 1982 e 1989, foi gerente de Mesa de Money Market do JP Morgan e, entre 1989 e 1994, exerceu a função de diretor financeiro do grupo Lachmann Agência Marítima. Ele é conselheiro da Associação Brasileira de Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec). É também membro do Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (COMPETRO - FIESP) e do Conselho Empresarial de Infra Estrutura da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro - FIRJAN. 

Claudio Marote
O Sr. Marote graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Possui diplomas de Maritime International Law pela Lloyds London, Inglaterra; Executive Development Program of the Kellog’s Institute at the Northwestern University - Evanston, Illinois, USA; Structures and Economic Systems - FDC, Paraná; Políticas e Estratégias Brasileiras da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Santos, São Paulo. Atua na Companhia desde 1964, tendo ocupado diversas posições desde gerente de filial, diretor regional e diretor geral do grupo. Iniciou sua carreira profissional em 1956, na Agência Marítima Intermares Ltda., uma subsidiáaria da Bunge Born Group. Atualmente, além de atuar como membro do Conselho de Administração da Companhia, é sócio da CMMR - Intermediação Comercial Ltda.

Andrés Rozental
O Sr. Rozental é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade das Américas no México, e M.Sc. em Economia Internacional pela Universidade da Pensilvânia. Diplomata de carreira, com mais de 35 anos de serviço para o Ministério das Relações Exteriores do México, ocupou cargos de chefia em diversos postos diplomáticos em embaixadas. É autor de quatro livros sobre política externa mexicana e inúmeros artigos sobre relações internacionais. Fundador da empresa de consultoria, Rozental & Asociados, especializada em assessorar as estratégias corporativas de empresas multinacionais na América Latina. Atualmente, também exerce o cargo de presidente do Conselho de Administração da Arcelor Mittal Mexico e é conselheiro independente da Ocean Wilsons Holdings e membro do Conselho da Wilson Sons. Membro do Conselho de Administração do Banco HSBC no México, ainda faz parte de conselhos consultivos da Airbus de México, Toyota de México, Brookfield Asset management  e APCO World wide em Washington. Ele é membro da Comissão Trilateral, Conselheiro de Política Sênior da Chatham House ( Londres) e membro do Conselho do Centro  de Inovação em Governança Internacional no Canadá. 

Cláudio Frischtak
Sr. Claudio Frischtak é presidente da Inter.B - Consultoria Internacional de Negócios, uma empresa de consultoria econômica e financeira com sede no Rio de Janeiro, Brasil, além de ser Diretor para Moçambique do International Growth Center (London School of Economics e Universidade de Oxford) e membro do Think Tank-20 do Brookings Institution. Sr.Frischtak foi também o “principal economist” da área de indústria e energia do Banco Mundial, onde trabalhou de 1984 a 1991. Fez pós-graduação em Economia na Universidade de Campinas, no Brasil, e na Universidade de Stanford (1980-1984). Enquanto trabalhava no Banco Mundial também foi Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade de Georgetown (1987-1990). Publicou mais de 100 artigos acadêmicos e livros, e tem trabalhado extensivamente em questões relacionadas à infraestrutura, política industrial e regulatória, inovação e macroeconomia internacional.