banner

Conselho de Administração

Nosso conselho de administração é formado por profissionais com sólida experiência em diferentes campos de atuação, e visa promover a prosperidade de longo prazo. O conselho é responsável por definir a estratégia da companhia, julgar de forma independente as questões de risco e desempenho, e supervisionar as ações da diretoria executiva através da aprovação de projetos relevantes e avaliação de resultados. Além disso, o conselho também é responsável por aprovar as divulgações de resultados trimestrais e anuais, e os anúncios de dividendos.

O estatuto social da companhia prevê a formação do conselho de administração, compreendendo, no mínimo, cinco membros, com mandatos de até dois anos, permitida a reeleição. As reuniões do conselho são realizadas trimestralmente, e, extraordinariamente, quando convocadas por qualquer membro do conselho.

MEMBROS DO CONSELHO CARGO DATA DE ELEIÇÃO TÉRMINO MANDATO
Cezar Baião Presidente 25/04/2023 AGO de 2025
Christopher Townsend Conselheiro 25/04/2023 AGO de 2025
Fernando Fleury Salek Conselheiro 25/04/2023 AGO de 2025
José Francisco Gouvêa Viera Conselheiro 25/04/2023 AGO de 2025
William Henry Salomon Conselheiro 25/04/2023 AGO de 2025
Cláudio Frischtak Conselheiro Independente 25/04/2023 AGO de 2025
Mauro Moreira Conselheiro Independente 25/04/2023 AGO de 2025

Cezar Baião

É economista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ingressou na Wilson Sons em 1994 e liderou as operações no Brasil como CEO por 20 anos. Durante a sua gestão, a WS se tornou o maior operador integrado de logística portuária e marítima do Brasil. Entre 1982 e 1989, foi gerente de mesa de Money Market do JP Morgan e, entre 1989 e 1994, exerceu a função de diretor financeiro do Grupo Lachmann. Ele é membro do conselho do Centro Industrial do Rio de Janeiro – CIRJ.

Christopher Townsend

Cidadão alemão e britânico. Ele é advogado, possui mestrado pela Peterhouse College, University of Cambridge, e MBA pela London Business School. Atualmente, é diretor de investimentos da Hansa Capital GmbH e conselheiro da Ocean Wilsons Holdings Limited, desde 2011. Ele atuou anteriormente na Coller Capital Limited, e como advogado na Ashurst Morris Crisp.

Fernando Fleury Salek

É economista formado pela PUC-Rio e com especialização em Finanças Corporativas, Finanças Internacionais e Marketing. Ingressou na Wilson Sons em 2016 como CFO. Com sólida experiência em posições de destaque em empresas de capital intensivo, ocupou a Vice-Presidência de Finanças do BG Group no Brasil e respondia pelos departamentos de Planejamento e Orçamento, Controladoria incluindo Auditoria, Gerenciamento de Risco, Fiscal e TI. Anteriormente, Salek trabalhou na mineradora BHP Billiton, onde por seis anos atuou como Vice Presidente de Finanças Corporativas na Holanda e depois na Grã-Bretanha. Ele é conselheiro da Associação Brasileira de Terminais de Contêineres de Uso Público (ABRATEC).

José Francisco Gouvêa Vieira

Graduou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1972. Possui diploma de Master of Laws (LL.M.) pela Columbia University, Nova Iorque (1978). Sócio do Gouvêa Vieira Advogados desde 1971, atua na Companhia desde 1991. Atuou na a posição de Presidente do Conselho de Administração (1997-2022) e também do Conselho da Ocean Wilsons Holdings Limited (1997-2022) e da Ocean Wilsons (Investments) Limited (1997-2022) alem como diretor de diversas empresas, incluindo a PSA Peugeot Citroen Brasil, Lafarge Brasil, Ultrapar, Cetip, Concremat – Engenharia e Tecnologia S.A (membro da China Communication and Construction Company). Integra o Comitê de Governança Corporativa da Câmara Americana de Comércio – São Paulo (2005) e é Cônsul Honorário no Rio de Janeiro do Reino de Marrocos (2007).

William Henry Salomon

Graduou em Direito pela Magdelene College, em Cambridge, Inglaterra, onde qualificou-se na English Bar. Atuou como Presidente do Rea Brothers PLC e posteriormente assumiu a posição de vice-presidente da divisão de investimentos do Cose Brothers PLC. Em 1999, participou da constituição da Hansa Capital, uma gestora e consultora de investimentos regulamentados pelo FCA. É presidente do Conselho de Administração da Hanseatic Asset Management LBG e sócio sênior da Hansa Capital Partners LLP, bem como ocupa o cargo de diretor da Hansa Investment Company Limited. É também presidente do Conselho de Administração da ScotGems PLC. Além disso, é vice-presidente da Ocean Wilsons Holdings Limited (OWHL), empresa que detém o controle da Wilson Sons.

Cláudio Frischtak

É presidente da Inter.B – Consultoria Internacional de Negócios, uma empresa de consultoria econômica e financeira com sede no Rio de Janeiro, Brasil. Sr. Frischtak também foi o Principal Economist de indústria e energia do Banco Mundial, onde trabalhou de 1984 a 1991. Fez pós-graduação em Economia na Universidade de Campinas, no Brasil, e na Universidade de Stanford (1980-1984). Enquanto trabalhava no Banco Mundial também foi Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade de Georgetown (1987-1990). Publicou mais de 100 artigos acadêmicos e livros e tem trabalhado extensivamente em questões relacionadas à infraestrutura, organização industrial, política regulatória/competitiva, inovação e macroeconomia internacional.

Mauro Moreira

Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, cursou o programa de Strategic Leadership for Partners na Harvard University, Vevey, Suiça. Possui 39 anos de experiência em auditoria e consultoria, dos quais 24 anos como sócio de auditoria, sendo 6 na Arthur Andersen e 18 na Ernst & Young (EY), tendo acumulado significativo conhecimento em US GAAP, IFRS e SOX, no atendimento a clientes de diversas industrias, tanto de capital nacional quanto estrangeiro. Liderou o escritório do Rio de Janeiro da EY durante os 18 anos de firma. Ex-diretor e atual membro do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) no Rio de Janeiro, e é atualmente Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ). Além disso, ocupou a posição de Diretor da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM).