Perfil Corporativo

Consolidada como uma das maiores operadoras de serviços portuários, marítimos e logísticos do Brasil, a Wilson Sons oferece soluções especializadas nas áreas de terminais portuários, rebocagem, embarcações de apoio às operações offshore, logística e agenciamento marítimo. Com mais de dois mil clientes ativos, sua carteira é composta por armadores, importadores e exportadores, empresas do setor de óleo e gás e de diversos setores da economia.

Constituída na forma de companhia de capital aberto, a Wilson Sons tem sede localizada em Bermudas. Desde 2007, seus títulos são negociados na B3 (ex-BM&FBovespa), por meio de Brazilian Depositary Receipts (BDRs). É controlada pela Ocean Wilsons Holdings Limited, uma companhia de capital aberto, com ações negociadas na Bolsa de Valores de Londres (LSE) há mais de 100 anos.

Os negócios da Wilson Sons são divididos em dois grandes segmentos de atuação: o de Serviços Portuários & Logísticos e o de Serviços Marítimos. Por meio desses dois agrupamentos de atividades, a Companhia foca em seus dois grandes drivers de crescimento, que são o fluxo de comércio doméstico e internacional e a indústria de óleo e gás.

Serviços Portuários & Logísticos

É representado pela Wilson Sons Terminais e Wilson Sons Logística. A primeira opera dois dos principais terminais de contêineres no Brasil, Tecon Rio Grande e Tecon Salvador, além da Brasco, empresa especializada em bases de apoio à indústria de óleo e gás. Já a Wilson Sons Logística inclui um centro logístico, em Itapevi (SP), um centro logístico em Suape (PE), e armazéns alfandegados, em Santo André (SP) e Suape (PE).

Wilson Sons Terminais

Tecon Rio Grande

Desde 1997, a Wilson Sons contribui para a criação de um novo panorama para esse segmento, operando o Tecon Rio Grande, primeiro terminal de contêineres privatizado no país. O terminal está localizado em Rio Grande (RS), a 320 km da cidade de Porto Alegre, capital do estado de Rio Grande do Sul. Com infraestrutura adequada para atender os maiores navios que escalam na Costa Leste da América do Sul, possui 735.000 m² de área total, 900 m de cais contínuos, 12,8 m (42 pés) de calado e 1,6 milhão de TEUs de capacidade anual de movimentação.

Os equipamentos são de última geração, incluindo três guindastes de cais STS (Ship-to-shore Cranes) do tipo Super Post-Panamax, seis guindastes de cais STS (Ship-to-shore Cranes) do tipo Post-Panamax, 22 guindastes de pátio RTG (Rubber-Tyred Gantry Cranes) e 2.800 tomadas para contêineres refrigerados. O terminal opera através dos modais rodoviário, hidroviário e ferroviário.

Em março de 2006, foi assinada a renovação do arrendamento por mais 25 anos, até fevereiro de 2047.

Para acessar o website do Tecon Rio Grande, clique aqui.

Tecon Salvador

Operado pela Wilson Sons desde 2000, ano de seu arrendamento, o terminal está localizado no Porto Organizado de Salvador (BA) e a 50 km do Pólo Industrial de Camaçari. Com infraestrutura adequada para atender os maiores navios que escalam na Costa Leste da América do Sul, possui 118.000 m² de área total, um cais principal de 377 m com 15 m (49 pés) de calado, outro cais secundário de 240 m com calado de 12 m (39 pés) e 433.000 TEUs de capacidade anual de movimentação.

O Tecon Salvador possui três guindastes de cais STS  (Ship-to-shore Cranes) do tipo Super Post-Panamax, três guindastes de cais STS (Ship-to-shore Cranes) do tipo Panamax, 11 guindastes de pátio RTG (Rubber- Tyred Gantry Cranes), sendo nove totalmente elétricos e 684 tomadas para contêineres refrigerados. O terminal opera através dos modais rodoviário e hidroviário.

O terminal oferece serviços como movimentação de contêineres, armazenagem de contêineres vazios, carregamento e descarregamento de contêineres, bem como cargas de projetos, tais como aqueles que têm tamanhos ou pesos especiais.

Em novembro de 2016, foi assinada a renovação do arrendamento por mais 25 anos, até março de 2050. Com a renovação, estabeleceu-se o compromisso de realização de investimentos para  ampliação do terminal. Após a conclusão do projeto de expansão, prevista para 2034, o terminal contará com 216.000 m² de área total, 800 m de cais contínuos e 925.000 TEUs de capacidade anual de movimentação.

Para acessar o website do Tecon Salvador, clique aqui.

Brasco

Fundada em 1999, a Brasco tem os maiores terminais privados dedicados à indústria de petróleo e gás no Brasil. Suas duas unidades, localizadas em Niterói e no Rio de Janeiro, estão estrategicamente posicionadas na Baía de Guanabara e têm capacidade para apoiar as atividades nas bacias de Campos e Santos. Além disso, a Brasco tem experiência e mão-de-obra qualificada para montar bases em todo o litoral brasileiro e na América do Sul, já tendo operado em São Luís (MA), Belém (PA), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Vitória (ES).

A atuação da Brasco abrange, principalmente, o armazenamento, movimentação e entrega de suprimentos para as plataformas marítimas, incluindo peças, equipamentos, lama, cimento e produtos químicos, além de insumos como alimentos e água. A base de apoio, por meio da Central de Recolhimento de Resíduos, também recebe, processa, separa e dá o destino correto aos resíduos que retornam das plataformas de óleo e gás.

Para acessar o website da Brasco, clique aqui.

Wilson Sons Logística

A Wilson Sons Logística tem seu modelo de negócio baseado no desenvolvimento de soluções logísticas integradas para cada segmento de clientes. A empresa atua nas áreas de armazenagem alfandegada e operações gerais, gestão de estoque, soluções dedicadas (in-house), distribuição, gestão de transporte e soluções de comércio exterior.

A empresa administra o EADI Santo André, o maior porto seco em São Paulo, que opera totalmente integrado ao Centro Logístico Itapevi, o EADI Suape, que opera igualmente integrado ao Centro Logístico Suape e as operações de transporte.

Para acessar o website da Wilson Sons Logística, clique aqui.

Serviços Marítimos

Reúne a frota de rebocadores da Wilson Sons, o estaleiro e os serviços de agenciamento marítimo. Também compõe os serviços marítimos da Companhia a Wilson Sons Ultratug Offshore, uma Joint Venture na qual a Wilson Sons possui 50% de participação, cujas embarcações oferecem apoio às plataformas de exploração e produção de óleo e gás.

Wilson Sons Rebocadores

A Wilson Sons conta com a maior frota de rebocadores no Brasil, dos quais cerca de 90% são dotados de propulsão azimutal, o que permite maior capacidade de manobra, além de proporcionar maior segurança e agilidade às operações. Por estas razões, a Wilson Sons Rebocadores é líder de mercado no segmento de manobras portuárias no Brasil e é ativa em serviços de rebocagem portuária e oceânica.

A empresa tem 74 rebocadores e, a construção de novas embarcações, é parte da estratégia de renovação da frota para atender à demanda impulsionada pelo crescimento do fluxo de comércio brasileiro. Além dos serviços de rebocagem, a empresa também oferece serviços especiais, incluindo salvatagem, combate a incêndio, rebocagem oceânica, o apoio à construção de plataformas e FPSOs (Floating Production, Storage and Offloading Vessels).

Para acessar o website da Wilson Sons Rebocadores, clique aqui.

Wilson Sons Estaleiros

O complexo de estaleiros da Companhia hoje ocupa uma área total de 39mil m² e tem capacidade para a construção ou manutenção simultânea de embarcações de pequeno e médio porte, principalmente para apoio offshore e portuário. Localizado no Guarujá (SP), o complexo está estrategicamente próximo das duas mais importantes bacias de petróleo do Brasil: Santos (SP) e Campos (RJ).

Com a conclusão das obras de expansão em abril de 2013, a capacidade de construção do Estaleiro mais que dobrou, passando de 4.500 toneladas de aço processado ao ano para 10.000 toneladas. Ao final de setembro 2017, a carteira de construção do Estaleiro consistia em quatro embarcações, incluindo dois rebocadores de 80 toneladas para a Wilson Sons (com entrega prevista em 2018/2019), e dois rebocadores para a Saam Smit que serão entregues em 2017/2018. Há também quatro operações de docagem previstas para o 4T17, incluindo três rebocadores para a Wilson Sons, e um rebocador para a Saam Smit.

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Wilson Sons Ultratug Offshore Joint Venture

A Joint Venture Wilson Sons Ultratug Offshore (WSUT) tem uma das maiores e mais modernas frotas de embarcações de apoio offshore com bandeira brasileira. As embarcações da WSUT operam como apoio marítimo para as plataformas de exploração e produção de petróleo e gás. Sua principal atividade é apoiar logisticamente o fornecimento de equipamentos e outros produtos, como lama de perfuração, tubos, alimentos, cimento, resíduos e outros materiais entre plataformas offshore e bases de apoio.

Em 2016, WSUT recebeu dois PSV’s com deadweight de 3.500 toneladas que foram construídos por um estaleiro internacional, além de dois PSVs com deadweight de 5.000 toneladas que já estão operação com a Petrobras e foram construídos no estaleiro da Wilson Sons, no Guarujá (SP).

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Wilson Sons Agência

Origem dos negócios da Companhia, a Wilson Sons Agência iniciou suas atividades em 1837. É uma das maiores agências marítimas independentes do país, presente nos principais portos brasileiros, atuando diretamente em nome dos armadores na prestação de serviços de atendimento às embarcações e na representação comercial. Conta com representantes exclusivos na Europa e nos Estados Unidos, além de um escritório próprio em Xangai, na China.

A Agência opera na logística de equipamentos, documentação de embarque e, também, no atendimento operacional da escala de embarcações de frotas regulares (liner) e não regulares (tramp). Possui expertise na preparação de toda documentação relativa ao transporte marítimo, gestão logística dos contêineres e controle de demurrage (tempo de devolução dos contêineres).

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