Estratégia e Vantagens Competitivas

Estratégia

Crescer com base nas competências e/ou ativos existentes, fortalecendo negócios atuais e buscando novas oportunidades, com foco no Brasil e aberto a projetos na América Latina.

Nossa estratégia inclui:

  • Continuar a consolidar nossa posição em todos os segmentos em que atuamos, maximizando economias de escala e eficiência, qualidade e a variedade de serviços que oferecemos aos clientes.
  • Preencher a capacidade dos nossos terminais de contêineres expandidos. A fim de atender à crescente demanda do comércio nacional e internacional, expandimos os dois terminais de contêineres desde o início das concessões. Ao maximizar a utilização da capacidade instalada, podemos continuar aumentando nossa produtividade e nível de serviço prestado aos nossos clientes com economias de escala. Vamos diligentemente prosseguir este objetivo. A renovação antecipada do terminal de Salvador até 2050 inclui investimentos para extensão do cais e equipamentos a serem instalados nos próximos anos, aumentando ainda mais a produtividade do terminal. Ainda, vamos avaliar novas concessões e o desenvolvimento de novos terminais, considerando sua capacidade de fornecer um forte retorno sobre o capital investido.
  • Maximizar a utilização de capacidade dos nossos terminais de apoio de petróleo e gás (Brasco). Além das nossas operações na Brasco Niterói, temos também 500m de cais linear na Brasco Rio para fornecer apoio logístico para embarcações offshore, com excelente acesso às bacias petrolíferas de Campos e Santos. Esta capacidade expandida posiciona a Brasco como um dos maiores operadores de terminais de apoio offshore do Brasil. Estamos monitorando continuamente as operações offshore na costa brasileira para atender a demanda por esses serviços.
  • Reforçar nossa posição de liderança em serviços de rebocagem no Brasil. Pretendemos continuar modernizando e expandindo nossa frota de rebocadores, a fim de prestar consistentemente serviços de alta qualidade aos nossos clientes e consolidar nossa posição de liderança no mercado brasileiro de rebocagem. Analisamos regularmente a distribuição de nossa frota para otimizar a eficiência e buscar novos nichos do mercado em que possamos fornecer serviços adicionais ou aumentar nossa presença geográfica para novos portos do Brasil.
  • Maximizar o potencial de nossos estaleiros através de um mix de serviços de construção, reparo, manutenção e docagem de embarcações próprias e de terceiros, para atender à demanda de armadores locais e internacionais que operam no Brasil.
  • Solidificar os serviços das nossas embarcações de apoio offshore para plataformas de petróleo e gás. Utilizando nosso conhecimento e experiência, pretendemos continuar consolidando nossas atividades através da entrega de embarcações contratadas, e manter nossa posição entre os principais fornecedores de serviços para a indústria de petróleo e gás no Brasil.
  • Explorar novas oportunidades e estratégias para proporcionar o melhor e mais completo conjunto de serviços aos nossos clientes. Estamos sempre buscando fornecer serviços novos e inovadores para nossos clientes, além de antecipar suas necessidades. Pretendemos continuar nossa estratégia com as companhias de navegação, a fim de fornecer um conjunto completo de serviços relacionados ao comércio doméstico e internacional através de uma rede nacional. Também buscamos tornar estes serviços mais eficientes e econômicos, a fim de manter nossa forte base de clientes e reforçar nosso relacionamento.
  • Aumentar as economias de escala e produtividade, sinergias e redução de custos em todos os nossos segmentos. Buscamos continuamente otimizar nossas operações, a produtividade e reduzir os custos através de sinergias e troca de conhecimento entre os nossos negócios e áreas administrativas. Estamos e continuaremos focados na integração de atividades similares, a fim de realizar economias em áreas administrativas e de back-office, especialmente em nossas filiais. Buscamos atingir economias de escala e reduzir os custos sempre que possível. Exigimos que nossos gestores desenvolvam continuamente novas estratégias para melhorar nossas operações, além de explorar novas alternativas de negócios.
  • Saúde, Meio Ambiente e Segurança são prioridades para a execução de nossa estratégia global de negócios éticos e sustentáveis. Continuamos oferecendo programas para promover as melhores práticas de segurança em todo o Grupo, através da formação de nossos colaboradores, bem como fomentar um ambiente e uma cultura orientados para a segurança.

Vantagens Competitivas

A Wilson Sons consolidou diferenciais que a evidenciam no mercado e fortalecem seus negócios. Esses diferenciais colaboram para a criação de valor da Companhia.

Localização estratégica dos ativos.

A Companhia está presente nos principais portos da costa brasileira, com a maior frota de rebocadores do país. Seus terminais de contêineres estão localizados em estados de grande relevância econômica: Rio Grande do Sul e Bahia. A localização do estaleiro no Porto de Santos (SP) e das bases de apoio de óleo e gás em Niterói e Rio de Janeiro desempenham uma posição estratégica no que se refere à construção, manutenção e apoio logístico às embarcações que atendem ao mercado de óleo e gás. A Wilson Sons também se diferencia pela abrangência dos serviços de agenciamento marítimo, oferecidos nos mais importantes portos do país, com representantes internacionais na Europa e nos Estados unidos, e com escritório próprio em Xangai, na China.

Portfólio de serviços.

A diversificada gama de serviços da Companhia fortalece sua posição como uma das maiores operadoras de serviços portuários, logísticos e marítimos do Brasil. O portfólio inclui soluções especializadas nas áreas de terminais portuários, rebocagem marítima, logística, agenciamento marítimo, embarcações de apoio à indústria de óleo e gás e construção naval.

Sinergia dos negócios.

A complementaridade entre as unidades de negócio da Companhia é uma das chaves para o seu crescimento sustentável. Prova disso é que 70% dos dez maiores clientes contratam serviços de três ou mais unidades de negócio da Companhia.

Compromisso com ética, governança e SMS.

Expresso entre os valores da Companhia, esse compromisso faz parte do dia a dia das operações e resulta em ações práticas.

Força da marca.

A sólida imagem que a Wilson Sons desfruta no mercado contribui para o relacionamento próximo e duradouro com sua base de clientes. Esses reconhecem e confiam no know-how que a Companhia conquistou ao longo de seus mais de 180 anos de atuação.

Capital humano e intelectual.

A equipe é comprometida com a qualidade de entrega dos serviços e está alinhada com os valores e princípios que norteiam a visão de futuro da Wilson Sons. O potencial pessoal e profissional de cada colaborador é maximizado pela gestão de pessoas, o que inclui investimentos em treinamentos e ações para a troca contínua de experiências, com o propósito de manter o capital intelectual em permanente evolução.

Pioneirismo.

A Companhia foi a primeira do ramo no Brasil a utilizar motores de propulsão azimutal em seus rebocadores, a vencer a licitação para a operação de um terminal de contêineres privado no país e a receber certificação de qualidade no ramo de construção naval para o seu estaleiro. O Grupo tem inovado com produtores locais, de modo a aumentar o conteúdo regional das embarcações que constrói. Em reconhecimento, no ano de 2013 ganhou o prêmio da Syndarma de melhor estaleiro no que se refere à utilização de conteúdo local.