História

A Wilson Sons é uma das mais tradicionais empresas de seu segmento no Brasil, com 180 anos de história. Sua trajetória de solidez, ética e diversificação dos negócios a transformou em uma das maiores operadoras integradas de serviços marítimos, portuários e logisticos do país. Conheça os principais elementos de sua história:

2017 – Wilson Sons comemorou 180 anos desde sua fundação. Os Terminais de Contêineres alcançaram o recorde de 1,068 milhão de TEU em 2017, aumentando 3,7% em relação a 2016.

2016 – Renovação da concessão do TECON Salvador até 2050. Aquisição de seis rebocadores da Vale. Início das operações do Terminal de Santa Clara (RS).

2015 – Os Terminais de Contêineres da Wilson Sons alcançaram um recorde de 1,035 milhões de TEUs em 2015, aumentando 6,2% em relação a 2014, com aumento nas exportações, cabotagem e transbordo.

2014 – Início das operações de rebocagem no estado do Pará, com sete rebocadores alocados entre os portos de Belém, Vila do Conde e Trombetas.

2013 – Conclusão das obras de expansão do Estaleiro Guarujá, com aumento da capacidade de construção naval da Companhia de 4.500 toneladas para 10.000 toneladas de aço processado por ano. Através de sua subsidiária Brasco Logística Offshore Ltda a Wilson Sons conclui a aquisição da totalidade das quotas representativas do capital da Bric Brazilian Intermodal Complex S/A (“Briclog”), base de apoio à indústria de Óleo e Gás.

2012 – Expansão do Tecon Salvador, com incremento de 77% na capacidade instalada. Wilson Sons comemora 175 anos desde sua fundação e o Tecon Rio Grande celebra 15 anos de operação.

2010 – Aquisição dos 25% restantes da participação societária da Brasco, da qual a Wilson Sons detém atualmente 100% de participação.

2008 – Construção do terceiro berço no Tecon Rio Grande, resultando na maior retroárea entre terminais de contêiner no Brasil.

2007 – A Wilson Sons passa a ser uma companhia aberta, negociando suas ações por meio de BDRs na B3 (ex-BM&FBovespa).

2003 – Início das atividades no segmento de offshore, com o lançamento da primeira embarcação Platform Supply Vessel (PSVs) – o Saveiros Albatroz – construída pela Wilson Sons Estaleiros.

2000 – Início das atividades no segmento de logística a partir da constituição da Wilson Sons Logística. Aquisição em leilão do Terminal de Contêineres Salvador.

1999 – Constituição da Brasco, empresa de logística offshore.

1997 – Início da operação em terminais portuários, ao vencer a licitação da privatização do Terminal de Contêineres do Porto de Rio Grande – Tecon Rio Grande.

1973 – Aquisição do estaleiro do Guarujá, dando início às atividades nessa área.

1966 – Compra da Camuyrano Serviços Marítimos. Além de dobrar o tamanho e a importância da frota, a Camuyrano e a Saveiros passam a operar como empresas associadas.

1964 – Mudança da razão social da Rio de Janeiro Lighterage Company (subsidiária da WS Co. Ltd.), que passa a chamar-se Companhia de Saveiros do Rio de Janeiro.

1937 – Sócios majoritários da Wilson Sons compram o controle da Lighterage Company, tornando-a subsidiária da WS Co. Ltd.

1928 – Inauguração do maior depósito coberto na América Latina, instalado em São Cristóvão (RJ).

1911 – Assinatura de acordo entre a Rio de Janeiro Lighterage Company Limited – John Mackenzie (liquidante) e a Wilson, Sons and Company Limited para a união de seus negócios.

1873 – Com solidez e atuação marcada pela diversificação dos negócios, a Wilson Sons é uma trading envolvida nos negócios mais rentáveis da época. Além do comércio de café, atua com a importação de manufaturas de algodão, lã, linho e seda.

1869 – Participação nas obras mais ambiciosas do período, como a Ferrovia Great Western of Brazil (Rede Ferroviária Federal).

1837 – Fundação da Wilson, Sons & Company na cidade de Salvador (BA), com atuação voltada à prestação de serviços de agenciamento marítimo e ao comércio internacional de carvão.